Rubric: Avaliar alunos em trabalho projeto

Quantitative Results:

1.Atitude interrogativa
1
Não formula questões nem revela interesses em dar resposta às questões formuladas (9 pontos)
2
Formula algumas questões mas não procura de forma sistemática dar resposta às questões formuladas; Ou Formula muitas questões ma não investe muito tempo na procura da resposta às questões (13 pontos)
3
Formula questões e procura frequentemente dar resposta às questões formuladas; Ou Formula muitas questões e frequentemente investe na procura de respostas (17 pontos)
4
Formula muitas questões e procura sistematicamente dar-lhe a resposta antes de formular novas questões (20 pontos)

2.Responsabilidade e autonomia
1
- Não respeita os prazos. - Não traz o material necessário. - Não estabelece objetivos nem distribui tarefas. (9 pontos)
2
Nem sempre contribui para a resolução da tarefa: - Nem sempre cumpre regras e prazos - Nem sempre comparece com o material necessário; -Não estabelece objetivos nem distribui tarefas (13 pontos)
3
Contribui para a resolução da tarefa: - Cumpre regras e prazos - Comparece com o material necessário; - Não estabelece objetivos nem distribui tarefas (17 pontos)
4
- Contribui para a resolução da tarefa - cumpre sempre regras e prazos - comparece sempre com o material necessário; - estabelece objetivos; - distribui tarefas (20 pontos)

3.Espírito de Cooperação
1
Trabalha isoladamente e não apresenta contributos válidos para a atividade do grupo. (9 pontos)
2
Trabalha, por vezes, em conjunto divide algumas tarefas e responsabilidades. Apresenta alguns contributos válidos para a atividade do grupo (13 pontos)
3
Trabalha, frequentemente, em conjunto divide algumas tarefas e responsabilidades. Apresenta frequentemente contributos válidos para a atividade do grupo (17 pontos)
4
Trabalha sempre em conjunto, divide tarefas e partilha responsabilidades. Apresenta contributos válidos para a atividade do grupo (20 pontos)

4.Criatividade
1
Apresenta explicações limitadas e dentro dos parâmetros conhecidos. (9 pontos)
2
Por vezes procura novas formas de resolver os problemas e novas explicações e interpretações para os fenómenos, mas com pouca originalidade. (13 pontos)
3
Por vezes procura formas inovadoras de resolver os problemas e novas explicações e interpretações para os fenómenos e estas denotam alguma originalidade. (17 pontos)
4
Procura sempre formas inovadoras de resolver os problemas e novas explicações e interpretações para os fenómenos e estas denotam originalidade. (20 pontos)

5.Mobilização de conhecimentos
1
Não integra conhecimentos. Ou Integra conhecimento irrelevante para o desenvolvimento da tarefa. (9 pontos)
2
Integra conhecimentos, ainda que nem sempre relevantes para o desenvolvimento da tarefa, e aplica-os com algumas falhas. (13 pontos)
3
Integra conhecimentos relevantes para o desenvolvimento da tarefa e aplica-os globalmente com correção. (17 pontos)
4
Integra e aplica com rigor conhecimentos relevantes para o desenvolvimento da tarefa (20 pontos)

6.Perseverança
1
Desiste à primeira tentativa falhada em atingir os objetivos pretendidos e não revela qualquer interesse na atividade. (9 pontos)
2
Desiste após uma ou duas tentativas falhadas em atingir os objetivos pretendidos mas mantém o interesse na atividade. (13 pontos)
3
Desiste após várias tentativas falhadas em atingir os objetivos pretendidos mas mantém o interesse na atividade. (17 pontos)
4
Não desiste, mesmo após várias tentativas falhadas em atingir os objetivos pretendidos, mantendo sempre o interesse na atividade. (20 pontos)

7.Reflexão crítica
1
Aceita rapidamente os resultados das suas atividades e precipita as suas interpretações e conclusões. (9 pontos)
2
Reflete pouco sobre os resultados das suas atividades e as suas interpretações e conclusões carecem de fundamentação. (13 pontos)
3
Reflete sobre os resultados das suas atividades, mas as suas interpretações e conclusões são pouco pensadas e refletidas. (17 pontos)
4
Reflete sobre as aprendizagens realizadas e as competências desenvolvidas no decorrer das tarefas. Reflete sobre os resultados das suas atividades. As suas interpretações e conclusões são cuidadosamente pensadas e refletidas. (20 pontos)