Rubric: Critérios de Avaliação

Quantitative Results:

1.Avaliação 1 - Avaliação Teórica Apresentação do contexto histórico sobre "A história da moda feminina ao longo da história", abordando períodos como: Egito Antigo, Grécia Antiga, Roma Antiga Idade Media, década de 1900-1920, década de 1930-1940, década de 1950-1960, década de 1970, década de 1980, década de 1990, década de 2000, década de 2020 Regras da ABNT
1
Não foi abordado fatos históricos do tema proposto, não houve presença de exemplos de tipos de roupas femininas utilizadas neste momento histórico. Não houve aplicação das regras da ABNT (0,0 Pontos)
2
Foi apresentado um fato histórico do tema proposto com um exemplo de roupa utilizada nesse período histórico bem como parcial aplicação das regras da ABNT. (5,0 Pontos)
3
Foram abordados vários fatos históricos com dois ou mais exemplos de roupas femininas pertencentes a esse momento histórico sorteado. Foram aplicadas as regras da ABNT (10 Pontos)

2.Avaliação 2 - Avaliação em Grupo Formação de equipes contendo 4 integrantes - interação no grupo, colaboração nas atividades de confecção, criação de modelos.
1
Não foram criados grupos , não houve divisão do trabalho nem interação, colaboração nas atividades de confecção e criação de modelos. (0,0 Pontos)
2
Foram criados grupos com a quantidade inferior a 4 componentes, houve participação parcial nas decisões do grupo, nas atividades de confecção e criação de modelos. (5,0 Pontos)
3
Foram criados grupos com a quantidade definida pela docente (4 integrantes), nos quais houveram a participação integral e ativa nas decisões tomadas, bem como nas atividades de criação e confecção de modelos. (10 Pontos)

3.Avaliação 3 - Avaliação de Produção Individual Criação de desenho mediante sorteio do tema, analisar aspectos como : criatividade , se seguiu com fidelidade o tema proposto, usou novas tecnologias para aprimorar sua arte.
1
O discente não criou nenhum desenho ou criou uma arte que fugiu totalmente da proposta definida, sem nenhuma característica histórica, não usou a criatividade, copiou o desenho de terceiros, não usou nenhum método ou recurso tecnológico para criar sua arte. (0,0 Pontos)
2
Criou um desenho que possui poucas características históricas, usou pouca criatividade, explorou parcialmente os recursos para aprimorar sua arte. (5,0 Pontos)
3
O discente criou um desenho rico em detalhes, dotado de características próprias do período histórico, abusou da criatividade e explorou vários recursos inclusive os tecnológicos para enriquecer sua arte. (10 Pontos)

4.Avaliação 4 - Avaliação Pratica O aluno será desafiado a criar seus moldes: nessa etapa será analisado os recursos utilizados para esta criação, se o aluno soube medir de forma correta, se aplicou estas medida com precisão.
1
Não foram criados moldes, nem utilizados recursos para esta criação. Não usou nenhuma técnica, não soube realizar medidas, nem foi preciso na execução desta. Fugiu totalmente da proposta ou copiou de terceiros os moldes. Fugiu das orientações. (0,0 Pontos)
2
Criou moldes utilizou um único recurso para a criação destes, fugiu parcialmente da proposta, soube parcialmente medir e aplicou parcialmente as técnicas exigidas para esta tarefa e das orientações dadas. (5,0 Pontos)
3
Criou com perfeição os moldes, utilizou vários recursos para a criação destes (mais de dois recursos), seguiu as orientações, realizando com perfeição a medição abusando das técnicas necessárias a execução desta atividade. (10 Pontos)

5.Avaliação 5 - Avaliação Prática Criação das peças de roupas: nesse aspecto será observado a criatividade, tipo de tecido usado, domínio dos maquinários , tipos de pontos usados, cortes, técnicas usadas para moldar cada parte da roupa , técnicas usadas para montar as peças, acabamento, adereços usados.. Apresentar as peças prontas
1
Não foram criadas peças de roupas, ou foram criadas peças descontextualizadas não houve a escolha de tecido que caracterizasse uma similaridade para a época histórica, não foram usadas técnicas próprias de costura, não foi realizado nenhum acabamento, nem adereços, não foi apresentado nenhuma peça pronta. Não soube manusear o maquinário nem prepara-lo para a execução da atividade. (0,0 Pontos)
2
Foram criadas peças com poucos indícios dos momentos históricos sorteados, foi feito o uso parcial de técnicas para a elaboração das peças (usou uma técnica), usou tecidos similares aos da época histórica a trabalhar mas foi pouco criativo, fez acabamento de forma parcial, apresentou uma peça com defeitos tanto no acabamento quanto nos adereços escolhidos. Dominou parcialmente o maquinário ou necessitou de ajuda para tal, preparou o maquinário com auxilio de terceiros. (5,0 Pontos)
3
Foram criadas peças conforme a escolha do modelo e tempo histórico, utilizou varias técnicas (mais de 3 técnicas) para a elaboração das peças, usou um tecido similar aos originais da época , abusou da criatividade, buscou adaptar aos padrões de hoje com requintes históricos, realizou acabamento nas peças com precisão e perfeição, utilizou adereços que incrementou e abrilhantou mais as peças criadas. Dominou totalmente o maquinário e soube prepara-lo para a execução das atividades. (10 Pontos)

6.Avaliação 6 - Planejamento de Desfile Nessa etapa os alunos apresentaram um planejamento de um desfile a ser realizado para lançar ao grande publico as peças produzidas, terão destaque a criatividade, proposta, objetivo, como será realizado e os meios. Apresentar de forma escrita seguindo as normas padrão da ABNT.
1
Não foi apresentado planejamento de um desfile de modas, não houve a participação de todos os integrantes nas tomadas de decisões, não houve delegação de atribuições para esta atividade. Apresentou um planejamento descontextualizado sem objetivos claros, cronograma, ideia e escolha do lugar. Não foram aplicadas as regras da ABNT. (0,0 Pontos)
2
Apresentou um planejamento feito com a participação parcial dos componentes da equipe (menos de 4 integrantes), delegaram parcialmente as atribuições, os objetivos estavam pouco claros , faltou elementos no cronograma do evento, apresentaram uma proposta de lugar para a realização do evento, aplicou parcialmente ou deixou de aplicar todas as regras da ABNT para este tipo de trabalho. (5,0 Pontos)
3
Apresentou um planejamento realizado com a participação de todos os integrantes da equipe, houve a delegação de atribuições nesta atividade, apresentou objetivos claros, com cronograma completo das atividades a serem realizadas, apresentou mais de duas sugestões de lugares a ser realizado o evento, foram criativos e aplicaram todas as regras da ABNT para esse tipo de trabalho. (10 Pontos)

This item is necessary to pass the rubric