Rubric: Auto-avaliação e acompanhamento do desenvolvimento de competências na condução da monografia de conclusão de curso de graduação e/ou especialização.

Rubrica que possibilita a auto-avaliação e o acompanhamento do desenvolvimento das competências e requisitos mínimos necessários à aprovação de um aluno da monografia de conclusão de curso de graduação e/ou especialização.

Quantitative Results:

1.Semestre I - Definição do objeto e estruturação do projeto de pesquisa
1.1.Capacidade para construção do objeto e problema de pesquisa [Requisitos conceituais]
1
Demonstra muita dificuldade na construção do texto em que delimita o objeto e problema, desconhece as possibilidades ou desvantagens de estudar o objeto e de selecionar requisitos conceituais do objeto de estudo.
2
Demonstra alguma dificuldade na construção do texto em que delimita o objeto e problema, elencando parcialmente as possibilidades ou desvantagens de estudar o objeto, sem clareza de selecionar os requisitos conceituais do objeto de estudo.
3
Demonstra pouca dificuldade na construção do texto em que delimita o objeto e problema, elencando as possibilidades ou desvantagens de estudar o objeto e seleciona parcialmente os requisitos conceituais do objeto de estudo.
4
Sem dificuldades na construção do texto que delimita o objeto e problema, elencando as possibilidades ou desvantagens de estudar o objeto e seleciona requisitos conceituais do objeto de estudo.

1.2.Capacidade para definição dos objetivos específicos [Métodos e Técnicas]
1
Requer mudanças para dar clareza ou precisão dos objetivos específicos.
2
Define parcialmente os objetivos específicos, mas são confusos, obscuros ou impossíveis de serem alcançados.
3
Define os objetivos específicos sem detalhamento básicos.
4
Define os objetivos específicos com detalhamento básicos, clareza e precisão demonstrando reflexão e espírito crítico ao formular suas ideias.

1.3.Capacidade para identificação e seleção dos fundamentos teóricos que sustentarão a hipótese/suposição de trabalho e objetivo específicos [Requisitos conceituais]
1
Fundamentos teóricos apresentados que pouco ou nada ajudarão na obtenção de novos conhecimentos sobre o tema.
2
Fundamentos teóricos apresentados são apresentados de forma dispersa, sem uma estrutura coerente e lógica ou que possibilite o desenvolvimento de novos conhecimentos sobre o tema.
3
Fundamentos teóricos apresentados com estrutura perceptível com lógica parcial na forma de apresentar, mas explora pouco a vinculação para a definição de um modelo teórico conceitual.
4
Fundamentos teóricos apresentados bem estruturado, abordando os principais estudos e teorias do tema. Há uma lógica, e o desenvolvimento de um modelo teórico conceitual que se alinha ao alcance dos objetivos.

1.4.Capacidade para definição das estratégias de busca nas bases de dados [Métodos e Técnicas]
1
Escolhe de forma equivocada as técnicas, ferramentas e instrumentos na pesquisa bibliográfica e/ou documental.
2
Utiliza as técnicas, ferramentas e instrumentos na pesquisa bibliográfica e/ou documental, que resulta na validação parcial do constructo teórico.
3
Utiliza bem todas as técnicas, ferramentas e instrumentos na pesquisa bibliográfica e/ou documental que permitirão ter confiança nos resultados.
4
Combina de forma criativa e inovadora as técnicas, ferramentas e instrumentos na pesquisa bibliográfica e/ou documental. Permite que seja repetida por outros pesquisadores.

1.5.Capacidade para identificação e seleção de técnicas, ferramentas e instrumentos capazes de responder aos objetivos [Métodos e Técnicas]
1
Técnicas, ferramentas e instrumentos apresentados pouco ou nada ajudam na obtenção de novos conhecimentos sobre o tema.
2
Técnicas, ferramentas e instrumentos apresentados são apresentados, mas sem uma estrutura coerente e lógica – dispersos.
3
Técnicas, ferramentas e instrumentos apresentados com estrutura perceptível com lógica parcial na forma de apresentar, mas explora pouco a vinculação para a definição de um modelo teótrico conceitual.
4
Técnicas, ferramentas e instrumentos apresentados bem estruturado, abordando os principais estudos e teorias do tema. Há uma lógica, e o desenvolvimento de um modelo teótrico conceitual que se alinha ao alcance dos objetivos.

1.6.Capacidade para redação do cronograma do estudo [Métodos e Técnicas]
1
Requer mudanças significativas para apresentar um cronograma exequível, de acordo com os objetivos propostos.
2
Apresenta um cronograma exequível, de acordo com os objetivos propostos, mas de forma confusa e pouco ou nada detalhada em relação aos prazos regulamentados.
3
Apresenta um cronograma exequível, de acordo com os objetivos propostos, mas de pouco detalhada em relação aos prazos regulamentados.
4
Descreve de foma detalhada e precisa um cronograma exequível, de acordo com os objetivos propostos.

1.7.Capacidade para redação do orçamento do estudo [Métodos e Técnicas]
1
Requer mudanças significativas para apresentação de um orçamento viável para consecusão dos obejtivos propostos.
2
Apresenta orçamento viável para consecusão dos objetivos propostos, mas de forma confusa e pouco ou nada precisa em relação aos custos e financiadores.
3
Apresenta orçamento viável para consecusão dos objetivos propostos, mas de forma pouco precisa em relação aos custos e financiadores.
4
Descreve de foma detalhada e precisa um orçamento viável para consecusão dos objetivos propostos, preciso em relação aos custos e financiadores.

1.8.Capacidade para seleção e organização dos anexos necessários à compreensão do projeto de pesquisa [Métodos e Técnicas e Requisitos conceituais]
1
Requer mudanças para apresentação clara e organizada dos anexos nas bases do modelo teórico.
2
Organiza, mas pouco ou nada estrutura dos anexos nas bases do modelo teórico.
3
Existe organização e estrutura de forma confusa os anexos nas bases do modelo teórico.
4
Há uma lógina na organização e estruturação dos anexos nas bases do modelo teórico.

1.9.Capacidade para seleção e organização dos apêndices necessários à compreensão do projeto de pesquisa, incluindo documentos específicos do CEP (quando necessário) [Métodos e Técnicas e Requisitos conceituais]
1
Requer mudanças para apresentação clara e organizada dos apêndices nas bases do modelo teórico.
2
Organiza, mas ainda requer mudanças na estrutura dos apêndices nas bases do modelo teórico.
3
Existe organização e estrutura de forma confusa os apêndices nas bases do modelo teórico.
4
Há uma lógina na organização e estruturação dos apêndices nas bases do modelo teórico.

1.10.Capacidade de evitar plágio [Requisitos atitudinais]
1
Apresenta no texto muitos trechos de cópia, seja ela parcial ou total, de algum conteúdo já existente, sem que os devidos créditos sejam dados ao autor.
2
Apresenta no texto alguns trechos de cópia, seja ela parcial ou total, de algum conteúdo já existente, sem que os devidos créditos sejam dados ao autor.
3
Apresenta no texto poucos trechos de cópia, seja ela parcial ou total, de algum conteúdo já existente, sem que os devidos créditos sejam dados ao autor.
4
Apresenta texto sem trechos de cópia, seja ela parcial ou total, de algum conteúdo já existente, sem que os devidos créditos sejam dados ao autor.

1.11.Ter espirito ético e crítico no desenvolvimento do estudo [Requisitos atitudinais]
1
Pouca ou nenhuma capacidade de escrita, de analisar, refletir ou buscar informações antes de tirar uma conclusão.
2
Demonstra alguma capacidade de escrita, de analisar, refletir ou buscar informações antes de tirar uma conclusão.
3
Demonstra capacidade de escrita, de analisar, mas sem refletir ou buscar informações antes de tirar uma conclusão.
4
Demonstra capacidade de escrita, de analisar e é capaz de refletir ou buscar informações antes de tirar uma conclusão.

1.12.Hablidades para redação científica [Métodos e Técnicas]
1
Requer mudanças para organizar ou estruturar sessões do texto, bem como há evidência de erros gramaticais e ortográficos que dificultam o entendimento do projeto de pesquisa.
2
Organiza, mas pouco ou nada estrutura sessões do texto, com redação típica de texto não cientifico. Não obstante a isso, é coerente na ortografia e estrutura do projeto de pesquisa.
3
Organiza e estrutura sessões do texto, com redação típica de texto não cientifico. Não obstante a isso, é coerente na ortografia e estrutura do projeto de pesquisa.
4
Organiza e estrutura sessões do texto, com redação cientifica e compreensibilidade. Texto sem erros de ortografia, gramática e digitação.

2.Semestre II - Qualificação, submissão ao CEP (quando necessário), análise de dados e elaboração da versão final do relatório da pesquisa
2.1.Capacidade para defesa do projeto nos prazos estabelecidos.[Requisitos atitudinais e conceituais]
1
Apresentou dificuldades graves (pessoais ou científicas) que impediram que a qualificação acontecesse no prazo previsto pelo programa de pós-graduação
2
Qualificação realizada com com até três meses além do prazo previsto pelo programa de pós-graduação
3
Qualificação realizada com até seis meses além do prazo previsto pelo programa de pós-graduação
4
Qualificação realizada no prazo previsto pelo programa de pós-graduação

2.2.Capacidade para revisão pós qualificação [Requisitos conceituais]
1
Requer reestruturação com mudanças significativas do projeto de acordo com o sugerido pela banca - foco, base teórica e método.
2
Revisão de muitos elementos sugeridos pela banca - alinhamento da pesquisa entre projeto e método ou base teórica.
3
Revisão de poucos elementos sugeridos pela banca.
4
Aprovado sem necessidade de mudanças.

2.3.Capacidade para submissão ao CEP [Métodos e Técnicas]
1
Apresentou dificuldades (pessoais ou científicas) que impediram a submissão do projeto de pesquisa ao CEP
2
Submeteu o projeto de pesquisa ao CEP mas poucos dos documentos solicitados foram enviados
3
Submeteu o projeto de pesquisa ao CEP mas somente com alguns dos documentos solicitados foram enviados
4
Submeteu o projeto de pesquisa ao CEP com todos os documentos solicitados foram enviados

2.4.Capacidade para revisão do protocolo CEP (quando necessário) [Métodos e Técnicas e Requisitos conceituais]
1
Requer revisão de todos documentos submetidos ao CEP.
2
Revisão da maioria dos documentos submetidos ao CEP.
3
Revisão de alguns dos documentos submetidos ao CEP.
4
Sem necessidade de revisão dos documentos submetidos ao CEP.

2.5.Capacidade para ampliação do modelo téorico.[Métodos e Técnicas e Requisitos conceituais]
1
Hierarquiza e seleciona conteúdos que pouco ou nada ajudam na obtenção de novos conhecimentos do tema.
2
Hierarquiza, mas sem estruturar os novos conteúdos à compreensão dos múltiplos fatores relacionados ao objeto de pesquisa.
3
Existe uma estrutura perceptível com lógica parcial na forma de apresentar os novos conteúdos , mas explora pouco a vinculação entre os temas escolhidos e os múltiplos fatores relacionadas ao objeto de pesquisa.
4
Estrutura bem os novos conteúdos, abordando os principais estudos e outras teorias que auxiliam a compreender o tema.

2.6.Habilidades para realização da coleta de dados.[Métodos e Técnicas]
1
Coleta de dados ainda inicial. Banco de dados pouco ou nada estruturado.
2
Coleta de dados iniciada, mas sem controle de qualidade do banco de dados.
3
Coleta de dados iniciada, com controle de qualidade do banco de dados de forma assistemática.
4
Coleta de dados finalizada, com controle de qualidade do banco de dados de forma sistemática em todo o processo.

2.7.Capacidade para construção dos resultados.[Métodos e Técnicas e Requisitos conceituais]
1
Pouco ou nada apresenta dos dados preliminares.
2
Estrutura de forma confusa e superficial os dados preliminares.
3
Estrutura de forma clara detalhada os dados preliminares.
4
Estrutura de forma clara e detalhada os dados preliminares.

2.8.Capacidade para construção da discussão.[Métodos e Técnicas e Requisitos conceituais]
1
Pouco ou nada apresenta sobre a discussão dos dados em comparação com outros estudos e com o contexto, nacional e internacional, do objeto de estudo.
2
Estrutura de forma confusa e superficial, sem discussão teórica sustentável pautada no modelo teórico, objetivos, comparação com outros estudos e com o contexto, nacional e internacional, do objeto de estudo.
3
Estrutura de forma clara detalhada uma discussão teórica sustentável no modelo teórico e objetivos, comparação com outros estudos e com o contexto, nacional e internacional, do objeto de estudo.
4
Estrutura de forma clara e detalhada com discussão teórica criativa que supera as expectativas.

2.9.Habilidades para atendimento às normas de formatação da IES a qual está vinculado. [Métodos e Técnicas]
1
Pouco ou nada organiza ou estrutura o texto do projeto de pesquisa seguindo às normas de formatação da IES a qual está vinculado.
2
Organiza, mas pouco ou nada estrutura o texto do projeto de pesquisa seguindo às normas de formatação da IES a qual está vinculado.
3
Organiza e estrutura parcialmente o texto do projeto de pesquisa seguindo às normas de formatação da IES a qual está vinculado.
4
Organiza e estrutura o texto do projeto de pesquisa seguindo integralmente às normas de formatação da IES a qual está vinculado.

2.10.Ter espirito ético e crítico no desenvolvimento e redação do resultados do estudo [Requisitos atitudinais]
1
Pouca ou nenhuma capacidade de escrita, de analisar, refletir ou buscar informações antes de tirar uma conclusão.
2
Demonstra alguma capacidade de escrita, de analisar, refletir ou buscar informações antes de tirar uma conclusão.
3
Demonstra capacidade de escrita, de analisar, mas sem refletir ou buscar informações antes de tirar uma conclusão.
4
Demonstra capacidade de escrita, de analisar e é capaz de refletir ou buscar informações antes de tirar uma conclusão.

2.11.Capacidade de evitar plágio [Requisitos atitudinais]
1
Apresenta no texto muitos trechos de cópia, seja ela parcial ou total, de algum conteúdo já existente, sem que os devidos créditos sejam dados ao autor.
2
Apresenta no texto alguns trechos de cópia, seja ela parcial ou total, de algum conteúdo já existente, sem que os devidos créditos sejam dados ao autor.
3
Apresenta no texto poucos trechos de cópia, seja ela parcial ou total, de algum conteúdo já existente, sem que os devidos créditos sejam dados do autor.
4
Apresenta texto sem trechos de cópia, seja ela parcial ou total, de algum conteúdo já existente, sem que os devidos créditos sejam dados ao autor.

2.12.Habilidades para redação científica, ortografia e gramática [Métodos e Técnicas]
1
Pouco ou nada organiza ou estrutura sessões do texto, bem como há evidência de erros gramaticais e ortográficos que dificultam o entendimento do projeto de pesquisa.
2
Organiza, mas pouco ou nada estrutura sessões do texto, com redação típica de texto não cientifico. Não obstante a isso, é coerente na ortografia e estrutura do projeto de pesquisa.
3
Organiza e estrutura sessões do texto, com redação típica de texto não cientifico. Não obstante a isso, é coerente na ortografia e estrutura do projeto de pesquisa.
4
Organiza e estrutura sessões do texto, com redação cientifica e compreensibilidade. Texto sem erros de ortografia, gramática e digitação.

This item is necessary to pass the rubric