Rubric: Fórum 1.1 - Participação em fórum virtual sobre desenvolvimento de competências e andragogia

As tutoras avaliam os conhecimentos dos estudantes sobre desenvolvimento de competências e andragogia bem como suas atitudes em um fórum virtual.

Quantitative Results:

1.Módulo I - Modelagem de Curso por Competência
1.1.Competências e andragogia na modelagem de curso por competência
1
Tem dificuldades em entender os conceitos de andragogia.
2
É capaz de explicar os usos da andragogia, mas tem dificuldades de correlacionar ao desenvolvimento de competências.
3
Entende bem a andragogia em seus termos gerais, mas tem dificuldades em entender e explicar sua origem e usos.
4
É capaz de entender e explicar andragogia, em seus termos gerais, sua origem e usos.

1.2.Capacidade de identificação dos elementos do currículo para o desenvolvimento de competências
1
Tem dificuldades para entender quais os elementos do currículo e como ele se estrutura para o desenvolvimento de competências.
2
Explica os elementos do currículo apresentados, mas tem dificuldade de propor ações em um curriculo com foco no para o desenvolvimento de competências.
3
Entende a explicação dos elementos do currículo apresentados, mas tem dificuldade de entender as ferramentas necessárias para um curriculo com foco no para o desenvolvimento de competências.
4
É capaz de explicar os elementos do currículo bem como as ferramentas e técnicas para propor ações em um curriculo com foco no desenvolvimento de competências.

1.3.Capacidade de identificação dos elementos constituintes do Projeto Pedagógico do Curso
1
Apresenta insuficientes os conhecimentos que para conseguir compreender os elementos constituintes do Projeto Pedagógico do Curso.
2
É capaz de identificar alguns elementos constituintes do Projeto Pedagógico do Curso, mas tem dificuldade em aplicar os princípios de desenvolvimento de competências.
3
É capaz de explicar os elementos constituintes do Projeto Político Pedagógico, mas tem dificuldade de identificar os processos de inovação que agreguem valor ao desenvolvimento de competências.
4
Esta apto a aplicar os princípios do desenvolvimento de competências na construção de um Projeto Pedagógico de curso.

1.4.Saber justificar e argumentar apartir das leituras sugeridas e experiências pessoais
1
Durante o fórum não justifica seus argumentos ou se apoia em opiniões subjetivas apenas da sua vivência profissional.
2
Durante o fórum apresenta justificativa não relacionada a evidência científica às suas posições, mas sim por causa da opinião majoritária existente e subjetiva sobre o desenvolvimento de competências e andragogia.
3
Durante o fórum fornece justificativas que relacionavam a evidência científica às suas posições. Mas eles não são foram suficientes e não estão bem relacionados ou justificados para articular os conceitos de desenvolvimento de competências e andragogia.
4
Durante o fórum fornece justificativas que relacionavam a evidência científica às suas posições, incluindo uma reflexão subsidiada pelas leituras sugeridas e experiências pessoais.

1.5.Espírito crítico e investigativo
1
Durante o fórum não se sente incentivado a desenvolver espírito crítico e investigativo por meio da pesquisa e reflexão.
2
Durante o fórum se sente incentivado a desenvolver espírito crítico por meio da reflexão, porém demonstra baixa capacidade para desenvolver espírito investigativo por meio da pesquisa.
3
Durante o fórum se sente incentivado a desenvolver espírito investigativo por meio da pesquisa, porém pouco incentivado a desenvolver espírito crítico por meio da reflexão
4
Durante o fórum observa-se igualmente muito incentivado a desenvolver espírito crítico e investigativo por meio da pesquisa e reflexão.